quinta-feira, 14 de abril de 2016

Serras Capixabas – Viana (ES) até Araguaia (ES)


Montanhas Capixabas - Viana (ES) até Araguaia (ES)2

Saída: Estação Ferroviária de Viana – ES
Destino: Araguaia – ES
Percurso: 46Km
Atrações: Serras Capixabas, munícipio de Domingos Martins e Marechal Floriano.
Informações: Rua Gelu Vervloet, 500, Vitória,
Vitória; tel: (27) 3237-1789

Campinas (SP) até Jaguariúna (SP)


Campinas (SP) até Jaguariúna (SP)Campinas (SP) até Jaguariúna (SP)2

Saída: Estação Anhumas de Campinas – SP
Destino: Jaguariúna – SP
Percurso: 24,5Km
Atrações: Estação de Anhumas; Museu Dinâmico Viação Férrea Campinas-Jaguariúna; parada estratégica em Pedro Américo para apresentação do funcionamento da locomotiva e demais estações que datam de 1920.
Informações: Rua Dr. Antônio Duarte da Conceição, 1500, Campinas,
São Paulo; tel: (19) 3207-4290 e 3207-3637

Trem do Vinho – Bento Gonçalves (RS) até Garibaldi / Carlos Barbosa (RS)


Maria-Fumaça-acervo-Giordani-Turismo12_4_maria_fumaca_01

Saída: Bento Gonçalves – RS
Destino: Garibaldi / Carlos Barbosa – RS
Percurso: 23Km
Atrações: a paisagem serrana, apresentações teatrais e de danças típicas dos imigrantes, degustação de queijos vinhos e champanhe.
Informações: Rua 13 de Maio, 581 , loja 109, Bento Gonçalves; tel: (54) 3455-2788;

Trem de São João del Rei (MG) até Tiradentes (MG)


6859802711_2b1cb4c6b8_zestradareal2

Saída: São João del Rey -MG
Chegada: Tiradentes
Percurso: 13Km
Atrações: cidades históricas; rotunda da estação de São João Del Rey e Museu Ferroviário; o Rio das Mortes, palco da Guerra dos Emboabas (1707-1709); a Serra de São José; as fazendas mineiras.
Informações: Av Hermillio Alves, 366, São João Del Rey, MG tel: (32) 3371-8485.

27 cachoeiras para conhecer no Brasil

Conheça as belezas naturais do nosso país, nessa matéria separamos 27 cachoeiras, uma cachoeira por estado.
Cachoeira do Caracol, Canela – RS
A Cascata do Caracol fica entre os municípios de Gramado e Canela, no estado do Rio Grande do Sul. No meio da Serra Gaúcha surge uma cascata que chega a ter mais de 131 metros de queda livre. Além do mirante, também é possível observar a paisagem em cima de um elevador panorâmico situado dentro do Parque Estadual do Caracol. Parada obrigatória para os viajantes que querem conhecer mais sobre a Serra Gaúcha.
caracol_rs_pbase
Cachoeira do Salto Grande, Corupa – SC
A cachoeira do Salto Grande faz parte de um circuito chamado Rota das Cachoeiras. Localizado ao norte do estado de Santa Catarina o parque é um verdadeiro abrigo ecológico e possui uma trilha com 14 quedas d’água em uma área de 100 hectares, a atração principal fica por conta da última cachoeira da rota, Salto Grande com 125 metros de altura.
saltogfrande_marcelof
Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu- PR
A mais famosa das cascatas do Brasil está localizada na fronteira entre o estado do Paraná e a província argentina de Missiones, as Cataratas do Iguaçu são um conjunto com cerca de 275 metros quedas d’água no Rio Iguaçu, localizada no Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu no Paraná.
Iguacu_paranaturismo
Cachoeira do Itambé, São Benedito das Areias – SP
Um paredão de 84 metros de altura com uma queda d’água de alto volume. Uma das mais espetaculares cachoeiras em SP, 4 localizada no município de Cássia dos Coqueiros. A entrada para a cachoeira fica no Camping do Zé Manso, onde é cobrada uma taxa de visitação para acessar a trilha da cachoeira, que dura em média 30 minutos.

Cachoeira do Tabuleiro, Conceição do Mato Dentro – MG
A Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais, é uma das mais belas do Brasil. A água serpenteia por 273 metros até chegar a um poço como um spray. As trilhas que levam até ela são difíceis e é recomendável contratar um guia para fazer o passeio.
cachoeira_tabuleiro_rodrigosilva
Cachoeira Conde D’eu, Sumidouro – RJ
A Cachoeira Conde D’eu possui 127 metros de queda, O impacto das águas no poço forma uma nuvem de água que em dias de sol formam arco-íris, que embelezam ainda mais o local. A cachoeira Conde D’eu fica no município de Sumidouro, próximo ao distrito de Dona Maria.
Cachoeira Conde D’eu – Sumidouro – RJ_desviantes
Cachoeira da Fumaça, Alegre – ES
O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça está localizado no município de Alegre, Seu principal atrativo é a Cachoeira da Fumaça com 144 metros de altura.
fumaca_es_Sávio Heringer
Cachoeira Boca da Onça, Bodoquena – MS
Com seus imponentes 156 metros de altura, a cachoeira Boca da Onça é a mais alta do estado.
bocaa
Cachoeira Véu da Noiva, Chapada dos Guimarães – MT
Cartão postal da Chapada de Guimarães, a cachoeira Véu de Noiva, formada pelo rio Coxipó, com 86m de queda livre, é o principal ponto de visitação do Parque Nacional.
20101124JMR0348.jpg
Cachoeira Santa Bárbara, Cavalcante – GO
A cachoeira da Santa Bárbara é uma das mais visitadas na Chapada dos Veadeiros. Para chegar até a cachoeira da Santa Bárbara percorrem-se 5 km de trilhas passando por uma região de subtipos de cerrado.
Santa_barbara_namuchila
Cachoeira do Tororó, Santa Maria – DF
Localizada na região administrativa de Santa maria, no Distrito Federal. A cachoeira do Tororó possui 18 metros e é um local bem popular para amantes de rapel, caminhadas e pessoas que gostam de estar em contato com a natureza.
tororo
Cachoeira Buracão, Ibicoara – BA
A Cachoeira do Buracão está localizada no município de Ibicoara na Chapada Diamantina, para chegar a queda é preciso caminhar por passagens estreitas e nadar para chegar pertinho da cascata.
cahoeira buracao
Cachoeira do Formiga, Mateiros – TO
A Cachoeira do Formiga é uma pequena queda d`água, cercada por uma vegetação exuberante, de árvores altas, samambaias e moitas de palmeiras nativas. Mas o espetáculo mesmo fica por conta da piscina formada ao pé da cachoeira, onde águas de um verde-esmeralda encantador convidam ao mergulho.
formiga_tomalves
Cachoeira do Rio Mandi,  Teixeirópolis – RO
Localizada dentro da pousada Vale das Cachoeiras a cachoeira do Rio Mandi, com queda d’água livre de 32 metros de altura. O vale conta com pelo menos mais 10 cachoeiras menores com queda d’água livre de três a 10 metros de altura.
riomandi_Beethoven Delano
Cachoeira El Dourado, Serra do Aracá – AM
Localizada na Serra do Aracá na Cachoeira El Dorado, com a maior queda livre do Brasil. Isso significa uma queda d’água superior a 350 metros.
cachoeira-do-el-dorado_Phmontanha
Cachoeira da Formosa, Serra do Divisor – AC
São três quedas com cerca de 5 metros de altura cada. Entre o primeiro e segundo desnível, há um poço de 30 metros de largura.
Exploreamazonia_cachoeira da formosa
Cachoeira do Urucá,  Uiramutã – RR
A Cachoeira do Urucá possui 20 metros de altura, sua água cai em um poço com água transparente, de tonalidade levemente esverdeada. Alguns quilômetros abaixo, no mesmo igarapé, encontra-se a ‘Cachoeira das Sete Quedas’, com uma sucessão de quedas d’água e piscinas naturais.
Cachoeira do Urucá_Kelsonluz
Cachoeira de Santo Antonio, Laranjal do Jari – AP
Formada por processos vulcânicos ocorridos há milhões de anos atrás, com quedas d`água a despencar de uma altura de 30metros, a Cachoeira de Santo Antônio é uma das mais belas paisagens naturais do Amapá.
santoantonio_robertaalmeida
Poço Azul, Riachão – MA
As águas cristalinas do poço azul, formado por uma queda d’água, proporcionam banhos espetaculares, um ótimo local para relaxar.
riachao
Cachoeira do Riachão, Piracuruca – PI
A Cachoeira do Riachão só funciona na estação das chuvas. No verão seca totalmente, percebendo-se apenas um imenso paredão de pedra. Fica no Parque Nacional de Sete Cidades, em Piracuruca, Piauí, Brasil.
riachao_piaui+velnuners
Cachoeira de Macambira, Macambira – SE
A Cachoeira do São Francisco, mais conhecida como Cachoeira de Macambira, é conhecida como uma das principais cachoeiras do estado de Sergipe, e consequentemente, foi sendo intitulada de a mais bonita.
Cachoeira-de-Macambira-01_PSL
Cachoeira do Roncador, Pirpirituba – PB
A Cachoeira do Roncador é visitada pelos amantes da natureza de toda Paraíba e estados vizinhos. Encravada entre os municípios de Pirpirituba, Bananeiras e Borborema, a Cachoeira do Roncador é um lençol d’água que desaba de uma altura de 40 metros.
Guiara - Roncador PB
Cachoeira do Bulha, Tamandaré – PE
A cachoeira do Bulha tem, aproximadamente, 7 metros de altura e é uma boa opção para um banho gelado de água doce, sua trilha é de difícil acesso por estar dentro de uma reserva, na estrada que conecta Tamandaré à estrada litorânea entre Recife e Alagoas.
7108036369_e05cb88f74_b
Cachoeira do Anel, Viçosa – AL
A cachoeira do Anel é formada pelo RIo Caçamba, uma das bacias do rio Paraíba, a cachoeira faz parte da Fazenda Cachoeira Grande a 14km de Viçosa.
Cachoeira-do-Anel_gazetaweb
Cachoeira Planaltina, Brasil Novo – PA
O município de Brasil Novo, no sudeste do Pará, é conhecido pelas cachoeiras, corredeiras, cavernas e grutas que atraem turistas em busca de aventura em novos destinos. A cachoeira Planaltina é uma das que mais se destacam graças ao tom de suas águas esverdeado.
abrir_materia_que_tal_620_465
Cachoeira do Frade, Ubajara – CE
Localizada no interior do Ceará, o Parque Nacional de Ubajara vem chamando a atenção de novos turistas por estar repleto de atividades de ecoturismo, uma das quedas d’água mais visitadas da região é a Cachoeira do Frade.
frade_1000dias
Cachoeira da Pinga, Portalegre – RN
No interior do Rio Grande do Norte, a pequena cidade e Portalegre é famosa por possui diversas cachoeiras, uma das mais famosas é a do Pinga, dua queda d’água tem 36 metros de altura.

Cachoeira do Pinga - assisbarbosa

8 cachoeiras com águas cristalinas para conhecer no Brasil

Cachoeiras são sempre muito boas para renovar a energia, ficar em contato com a natureza e relaxar. Podemos dizer que o Brasil é privilegiado por abrigar inúmeras quedas d’água de tamanhos e formatos diferentes, de norte a sul do país inúmeras cachoeiras se destacam com suas características peculiares. Nesse artigo separamos as que mais se destacam, são cachoeiras com águas tão cristalinas que nos dão a impressão de estar em uma enorme piscina natural.
Conheça as cachoeiras mais cristalinos do Brasil:
Cachoeira do Urucá, Uiramutã – RR
125-960x720
Cachoeira Santa Bárbara, Cavalcante – GO
Santa_barbara_namuchila
Cachoeira do Formiga, Mateiros – TO
15144915367_24069a7fb7_o
Cachoeira Lagoa Azul, Capitólio – MG
lagoaazul
Cachoeira Serra Azul, Nobres – MT
16630124247_444eae5f65_h
Cachoeira Boca da Onça, Bodoquena – MS
bocadaonca
Poço Azul, Riachão – MA
mesas
Cachoeira do Paraíso, Cubatão – SP
cachoeiraparaiso
Cachoeira Loquinhas, Alto Paraíso – GO

Chapada Diamantina – BA

Com 152 hectares, o famoso Parque Nacional da Chapada Diamantina está localizada na Bahia e é acessível por terra a partir de Salvador ou Vitória da Conquista. Os viajantes que desejam descobrir a região podem se hospedar nas cidades de Lençois, Andaraí, Mucugê, Ibicoara e Palmeiras. O parque abriga diversas atrações entre lagos, grutas, mirantes e claro as cachoeiras. Uma das mais famosas da região é a Cachoeira da Fumaça com 380 metros de altura.
chapada diamantina

terça-feira, 8 de março de 2016

Chapada Diamantina

Localizada na Bahia, mostra que o estado preserva uma rica fauna repleta de vegetação, nascentes de águas cristalinas, montanhas, mirantes e cachoeiras. Conhecida por abrir uma das maiores quedas de água do país, possui uma temperatura média amena, variando entre os 22°C e 24°C. O período mais seco, que vai de agosto a outubro, é mais indicado visitar a região, já que, durante o verão, as chuvas são abundantes.



Chapada dos Guimarães

foi criado com o objetivo de preservar a grande variedade de recursos naturais encontrados na região do Mato Grosso. As temperaturas médias anuais na região variam de 25ºC na Baixada Cuiabana a 21,5ºC nos topos elevados da Chapada. Algumas boas dicas de viagem são a visitação ao Vale do Rio Claro, ao Caminho dos Paredões e à Cachoeira Véu da Noiva, um dos pontos turísticos mais famosos do local. Outro destaque são as cavernas do Aroe Jari e do Kiogo Brado.



10 cachoeiras imperdíveis na cidade do Rio de Janeiro


>Cachoeira do Camorim (Pedra Branca)
O Açude do Camorim fica situado no Parque da Pedra Branca, bem pertinho do Rio Centro. É um grande lago com área de 210.000 m³ e profundidade de 18 metros, e está a 435 metros acima do nível do mar. Foi planejado por Sampaio Corrêa e construído por Henrique de Novaes em 1908, portanto não é natural — saiba mais neste post: Conheça tudo sobre o Açude do Camorim.
A famosa Cachoeira do Camorim, que é encontrada depois de uma hora de caminhada na trilha para o açude, é simplesmente fantástica. Da queda das águas do rio Camorim, que desce pela Serra do Nogueira, resulta a cachoeira e, aos seus pés, formam-se pequenas piscinas naturais.cachoeira-do-camorim-vamos-trilhar
Cachoeira do Chuveiro (Horto)
cachoeira-do-chuveiro-horto-vamos-trilharNo Jardim Botânico, subindo pela rua Pacheco Leão, entre à direita, na Estrada Dona Castorina. Você chegará ao Parque Nacional da Tijuca. Caminhe por 20 minutos ou, se estiver de carro, dirija de três a cinco e, pronto, você estará na trilha que dá acesso à Cachoeira do Chuveiro.
Ela tem este nome, pois lembra mesmo um grande chuveiro: a queda d’água está dentro da fenda de uma rocha.
— Veja as várias maneiras de chegar até a Cachoeira do Horto e como fazer a trilha de acesso à ela, neste post: Roteiro da trilha da Cachoeira do Chuveiro (Horto) no Rio de Janeiro.
Cachoeira da Gruta (Horto)
Oficialmente, a Cachoeira da Gruta está fora do Parque Nacional da Tijuca, mas está bem pertinho da entrada dele. A queda d’água fica, literalmente, dentro de uma gruta. Ela forma uma piscina rasa onde é possível sentar e se refrescar.
Para chegar até lá, vá pela Rua Pacheco Leão, Estrada Dona Castorina, perto do Portão dos Macacos.
Cachoeira dos Primatas (Horto)
cachoeira-dos-primatas-vamos-trilharEsta é uma queda d’água deliciosa que se forma com águas do Rio do Algodão, um dos responsáveis pela formação da Lagoa Rodrigo de Freitas. Ela tem uma ducha generosa que brota entre duas pedras. O poço que se forma aos seus pés é transparente e raso, com água até os joelhos no máximo.
Está muito próxima da Gruta dos Primatas, que é uma espécie um de salão de pedras, e recebeu este nome devido à quantidade de micos que habitam o local.
Cachoeira das Almas (Floresta da Tijuca)
cachoeira-das-almas-vamos-trilharEsta queda d’água de aproximadamente quatro metros é uma das poucas do Parque Nacional da Tijuca em que é permitido tomar banho. A Cachoeira das Almas é assim chamada, pois, de acordo com relatos históricos, ali os escravos faziam seus rituais de religiões de matriz africana.
Suas águas são, costumeiramente, geladas e o fluxo depende do volume de chuvas da época em que for visitada.